✨Outra técnica proveitosa para vir a conhecer a figura
misteriosa é abordá-la diretamente. Se a atmosfera (e as estrelas) estiverem
certas, você poderá ganhar novas introvisões.
✨Como explicação desse método, incluo aqui uma conversação
elucidante que tive recentemente com a Papisa sobre a sua posição como número
dois na seqüência do Taro. Eu estivera imaginando se o fato de ser a segunda
poderia fazê-la sentir-se de qualidade inferior. Fossem quais fossem os seus
sentimentos, percebi que ela não se estava esforçando ao máximo. Lá sentada,
como sempre, há séculos, imóvel e serena, sabendo o que sabia e aparentemente
segura da sua sabedoria. Qual era o seu segredo?
✨Quando me aproximei do trono da Papisa com essa pergunta
engatilhada, ela enrijeceu imperceptivelmente o corpo e parte dela fugiu à
procura de abrigo (como acontece com os introvertidos). Quando se certificou de
que todos os seus postigos internos estavam fechados, a dama reconheceu minha
presença e concedeu-me uma audiência com graciosa inclinação da cabeça.
✨Senhora Papisa, muitas mulheres acham hoje que a senhora
deveria ser a número um do Taro. Concorda com elas?
✨"De maneira nenhuma!" replicou ela. "Veja
bem, faz séculos que o número um pertence ao Mago. Aliás, fica-lhe perfeito,
não lhe parece? O numero um é esguio e móvel como a varinha dele, ideal para o
seu tipo de mágica. Mas não serviria de maneira alguma para carregar um bebê,
cozinhar um caldeirão de sopa ou tramar uma intriga. Não, para a minha mágica
não há nada melhor do que esse gozado e gordo número dois. Sinto-me felicíssima
com ele."
✨Depois disso, a dama ficou em silêncio, deixando-se cair no
antigo poço da memória. Ao fazê-lo, os anos foram desaparecendo e o seu rosto
principiou a brilhar com o frescor do jardim do Éden.
✨"Sabe de uma coisa", voltou ela com um dar
de ombros e uma risada de meninota que lembrava Eva, "para um número
par, o dois é meio esquisito, não lhe parece? Quero dizer, o dois é gordo e
substancial como um pote mas, ao mesmo tempo, é meio enrolado e esquivo, como
uma cobra."
✨Nesse ponto, a oradora fechou os olhos e deixou-se levar
outra vez com um sorriso recordativo... Por fim, despertou com um esforço,
reassumindo a pose e o comportamento da Papisa.
✨"Não dê atenção a esses freudianos, filha",
disse ela. "Eles não entendem de cobras. Há um montão de coisas de que
eles não entendem em relação ao nosso malvado, manhoso, maravilhoso número
dois! Sim, estou muito satisfeita com o lugar da mulher", concluiu
suavemente, cantarolando uma melodiazinha na garganta.
✨Mas a senhora não preferiria ser a primeira?
✨Seguiu-se outra longa pausa.
✨"Você deve ler da esquerda para a direita, com
certeza", disse ela finalmente, com os olhos fixos num ponto cerca de
trinta centímetros acima da minha cabeça e com vários séculos de profundidade.
✨Mas, Senhora, seja qual for a direção em que se lê, ao
contar, o número um sempre vem primeiro!
✨"Isso é verdade, minha querida", assentiu
ela placidamente, "e o número dois vem depois. A matemática foi difícil
para mim, também, a princípio, mas a gente logo se acostuma a ela".
✨Mas sem dúvida é melhor ser primeira?
✨"Ah, meu Deus!" suspirou ela. "Quanto
trabalho vocês, modernos, arranjam para si mesmos com toda essa avaliação! Não
admira que tenham inventado computadores a fim de trabalharem um pouco para
vocês."
✨Quer dizer que a senhora é contra a avaliação? Deve
achar, então, que a gente ser primeira ou segunda dá no mesmo?
✨"Oh, não. É claro que não dá no mesmo. É diferente.
Muito diferente. Aí bate o ponto, entende? Nem melhor nem pior - apenas
diferente. Cada lugar tem o seu sabor - como as especiarias - ou os perfumes.
Gosto de pensar que somos flores - o Mago, uma virga-áurea e eu, uma rosa."
✨Sim, percebo. Mas há duas coisas que ainda me intrigam.
Dizem que Eva foi uma ideia tardia do Criador - a costela de Adão, a senhora
sabe. Isso é verdade?
✨"Tolice! A costela de Adão foi completada antes que
ele o fosse. O fato é que Adão só deu por ela mais tarde. Foi isso que aconteceu."
✨"Tenho aqui uma gravura, em algum lugar, que conta a história toda. Mostra exatamente o que se deu no Éden por ocasião da Criação, e o que ainda está se dando hoje. Você sabe", disse ela, olhando atentamente para mim enquanto procurava a gravura nas dobras da túnica, "você sabe", repetiu, "que vocês, crianças, ainda estão presos ao Éden de muitas maneiras. A sua criação ainda não acabou – esse é um serviço que vocês (como todos os filhos de Deus em toda a parte) terão de acabar pessoalmente... Ah, aqui está a gravura!" gritou, mostrando esta excelente ilustração de William Blake.
✨"Por aqui se vê perfeitamente que Eva não é a
costela de ninguém! É, antes, uma deusa e, como todos esses imortais, nasce
adulta - um nascimento milagroso. Atrás dela, ergue-se a sua gloriosa serpente.
Não são lindas as duas? Mas Adão está dormindo; nem sabe que ela existe. Hoje
ele começa a despertar para a realidade dela, mas ainda não sabe muita coisa a
seu respeito. Na verdade, nem mesmo Eva está plenamente convencida da própria
realidade. Se olhar para o rosto dela, você a verá ainda absorta num sonho,
colocada, como a Miranda de Shakespeare, no limiar de um Corajoso Mundo Novo."
✨"Blake deu ao quadro o nome de A Fêmea Surgiu da
Escuridão Dele. Muitas pessoas, hoje em dia, dizem que foi apesar da escuridão
de Adão, e não dela, que Eva conseguiu nascer. Enfatizam também as palavras
apesar de, ao contar como Eva (coitadinha) tem lutado todos esses anos contra a
inconsciência do seu homem, sofrendo os muitos olhares torvos (e olhos pretos)
que ele lhe deu ao longo do caminho! Não foi esse, porém, o modo com que Blake
o pintou, ela disse. E também não é o modo com que o vejo. Segundo Blake, foi
da escuridão de Adão - quase que se poderia dizer por causa dela, que Eva veio
a nascer. (Eu gostaria que ela pudesse encontrar em seu coração, para oferecer
a ele, um pouco mais de gratidão - e um pouco menos de rancor!)"
✨"Imagine só: o mundo deles era um mundo de Jeová, de
rigorosos mandamentos e proibições, e o Senhor Adão era o seu herdeiro
presuntivo. Só na sombra da escuridão adormecida de Adão se poderia encontrar
um ventre seguro para a concepção e um espaço secreto para o crescimento de
Eva. Adão (bendito seja) guardou sua escuridão para ela e alimentou-a com seus
sonhos. Ele sonhava com ela constantemente, você sabe - e suspirava por ela. De
modo que foi, na verdade, por causa dos sonhos e da necessidade de Adão que Eva
encontrou um jeito de realizar-se. Entende?"
✨"Naturalmente, a Eva dos sonhos não correspondia à
Eva da realidade. Mas, a princípio, nenhum deles sabia disso. E visto que
surgira dos sonhos dele, ela simplesmente os incorporou, pois ainda não
encontrara sua essência própria. Hoje, quando ela descobrir quem ela é, ele
descobrirá novos sonhos para sonhar. Um dia sonhará às deveras. Você verá."
✨"Oh, não se pode negar que os primeiros sonhos foram
inadequados. Os primeiros sonhos muitas vezes o são. Mas são também as sementes
de toda realidade, minha querida. Lembre-se disso."
✨Por alguns momentos, a Papisa e eu permanecemos em
silêncio, matutando juntas no Adão adormecido. Depois, ela disse, de repente:
✨"Não se incomode com o que poderão dizer quando
estiverem acordados, filha. Eles nos alimentam com os seus sonhos e suspiram
pela nossa verdadeira realidade. Nunca se esqueça disso.”
✨Após uma pausa, enquanto eu me lembrava de não esquecer,
a Dama voltou-se para mim e perguntou-me gentilmente:
✨"Parece que você tinha mais uma pergunta?"
✨Bem, esta se relaciona com o Sol e a Lua. Há um boato
segundo o qual a luz da Lua é de qualidade inferior, pois ela não passa de um
refletor da poderosa glória do Sol — ela não tem essência nem divindade
próprias. Que é que a senhora pensa sobre isso?
✨"Ora", disse a Papisa, meneando a cabeça.
"Quem quer que dê curso a boatos assim - não há de ser mulher, você pode
estar certa! Felizmente, tenho aqui uma coisa que lhe sossegará o coração."
Dizendo isso, a dama tirou do seu volumoso manto uma gravura. "Como está
vendo", prosseguiu, "eis aqui um excelente quadro de Rafael - Deus
Criando as Duas Grandes Luzes. Veja com os seus próprios olhos como Ele fez,
pessoalmente, o Sol e a Lua ao mesmo tempo, com cada uma das suas mãos."
✨"Não", continuou ela, "toda essa questão
de primeiro ou de segundo não tem importância alguma. O dois é o número de toda
a vida; sozinho, o um não pode fazer nada. Até o Senhor, como você não ignora,
precisou do dois para poder encetar a tarefa da criação. Há outro famoso
retrato d'Ele que o demonstra com perfeita clareza - o Deus Criando o Universo,
de Blake. Mostra o barbudo Criador com um compasso na mão, estendendo
um braço comprido desde o Grande Círculo do Céu, em vias de traçar o círculo
microscópico à imagem e semelhança do macroscópico. Para poder fazê-lo, Ele -
até Ele - precisou usar as duas pernas do compasso: uma para fixar e
estabilizar o centro do Seu círculo e outra para descrever-lhe a
circunferência. Sim, até o Todo-Poderoso teria ficado impotente com um só. Para
fazer um todo é indispensável o dois... é indispensável o dois".
Na imagem: artes de William Blake e pintura de Rafael Sanzio
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