quarta-feira, 9 de junho de 2021

Reconhecer sua jornada

Na imagem: ilustração de  Clodi_z

💫É, falo da alma humana, da psique e uso de alguns temas que refletem a minha experiência para falar da mesma. Uso de certos conhecimentos aprendidos com a Psicologia Profunda de Jung para compreender a minha experiência e a partir disso, trazer ao mundo aquilo que sinto ou sintetizo, disso tudo.

💫Seria ingênuo da minha parte, acreditar que "uma vida" poderia ser descrita ou mensurada, apenas através do uso da razão e do conhecimento que consigo apreender, a vida é além disso. Por isso, não tenho a pretensão de encerrar qualquer que seja o tema. Temas estes que se centram em espiritualidade e arte, essencialmente, pois é o que estou envolvida aqui, nesse momento. E ambos a partir de um olhar anímico (alma/psique) que a Psicologia Profunda me concede.

💫A pretensão ou o objetivo é sempre partilhar de estudos e reflexões, além da arte em poesias, ou seja, minha vivência. E como colhi e colho muitos frutos diariamente, desses meios, com as partilhas e um possível contato mais próximo, busco além da divulgação do meu trabalho, motivar todo aquele que entrar em contato com isso, a também buscar a si mesmo, esse retorno à alma que todos somos e que se expressa de forma única, em si.

💫E como disse acima, espiritualidade e arte, são os temas que estou envolvida. Porém, não são as únicas áreas que nos possibilitam esse contato mais íntimo. Não é apenas através desses temas que podemos nos acessar porque essencialmente, a ferramenta principal e única, é você mesmo. Buscar em sua experiência o tema que está te levando a esse reencontro, é de fundamental importância. E enxergar esses temas, apenas como meios e não um fim, é outro passo ou sentir, que é fundamental. Isto pois, você é o caminho.

💫Dito isso, saibam que sou flexível quanto a "forma ou meio" que você usa para si mesmo, se reencontrar. Tenho uma visão que me possibilita compreende as diferenças como riqueza e a abundância da vida em trazer infinitas expressões ou individualidades, para expressar a si mesmo. Por isso, respeito qualquer forma de expressão, mas não são todos os meios que me identifico e este é outro olhar necessário a todos nós. O fato de não me identificar com uma forma de lidar consigo mesmo e se reencontrar, enquanto ser integral, não quer dizer que eu não o respeito. Apenas não tenho afinidade ou não faz ressonância com a minha experiência. E como sei que a vida é dinâmica e puro movimento, digo: não me identifico, nesse momento. Afinal, daqui a pouco, a vida, dá suas voltas e estou eu lá, naquilo que não sentia afinidade antes, mas faz sentido naquele agora.

💫E nesse agora, estou muito focada nos estudos relacionados a estes temas: espiritualidade e arte a partir da Psicologia (alma). Já estive estudando e focada em outros temas, mas nesse agora, sinto que a vida me chama para isso e os temas estudados anteriormente, estão aqui integrados. É como se estes temas estudados anteriormente, os recebemos da vida de diversas formas e agora sabemos "o caminho das pedras". Então, cabe a nós dar continuidade em nós, sobre os mesmos e deixar que eles reflitam em nossos gestos e no momento atual.

💫É ingenuidade da nossa parte acreditar que podemos dar conta de tudo que egoicamente nos chama a atenção e nos interessamos. E a vida nos chama para de fato priorizar aquilo que faz sentido para nós, nesse agora. E por isso, precisamos colocar a frente esse chamado da vida que acontece internamente, e é único para cada um e seguir em frente.

💫Os tempos atuais requer de nós esse olhar cuidadoso, a agilidade e velocidade de informações que nos chegam é imenso e sermos esse filtro, para o que de fato importa para nós, ou melhor, faz sentido para nós, é algo urgente. Pois, é assim também que aprendemos a ouvir a nós mesmos, essa voz interna e única que é presente e constantemente.

💫Compreendo que nem sempre estamos no momento de ouvir essa voz interna e única em nós. Compreendo que temos que passar por algumas experiências para que esta voz desponte com clareza dentro de cada um. E isso é outra forma de aprendermos a nos ouvir. Saber que talvez, estejamos num momento de explorar vários temas, diversidades infinitas, até que isso comece a se estreitar externamente e se aprofundar se expandindo intimamente, também é outro gesto para conosco, importante. E isso acontece, não de forma linear. Não há como comparar qualquer jornada - uma com a a outra. O lugar que você se encontra, não é o mesmo que o outro ocupa e nem nunca será. O lugar que você se encontra em sua jornada é único e intransferível. Por mais que eu passe por algo semelhante, são lugares completamente diferentes e isso apenas nos mostra a abundância da vida. E só por isso, já presenciamos aqui a sacralidade que é viver e respeitar a jornada alheia. O Divino se manifesta no outro de forma completamente diferente, cabe a mim, apenas honrar porque Dele, naquele ser, nada sei.

💫Não é uma questão de tema, propriamente, mas sim, de alma, essência, contato consigo mesmo, intimidade e proximidade com o que se é. E isso é tão dinâmico e infinitamente vasto que não é possível traçar um caminho ou um parâmetro linear. Cada qual possui a sua jornada e suas peculiaridades a serem respeitadas e para saber minimamente do outro, é preciso que este, nos autorize entrar em sua intimidade. Então, que possamos considerar tudo isso, pra compreender que estamos diante de um mundo em nós, vasto e a ser acolhido, observado. E que isso é o que de fato mais importa, ver-se, assistir-se, acolher-se, reencontrar-se, cuidar de si, amar a si mesmo, seja lá por qual meio, buscamos.

🌹Kátia de Souza - 09/06/2021___
Na imagem: ilustração de Clodi _z
🔎Compartilhe respeitando os créditos,
Lei 6.910 (direitos autorais)