sexta-feira, 25 de junho de 2021

MOISÉS E IAHWEH: o êxodo

 
Na imagem escultura de Michelangelo (Wikipédia)

🦋O encontro entre Moisés e Iahweh é um dos maiores dramas de individuação da psique ocidental. Como agente mediador entre Iahweh e Israel, Moisés realiza a redenção de seus povo da escravidão egípcia e lidera a ação na realização do seu destino.

🦋Com o auxílio da psicologia profunda essa estória sagrada que pertence à história coletiva dos judeus pode agora ser compreendida como aplicável à experiência do indivíduo singular. A estória começa em Êxodo 1:

🦋"Levantou-se sobre o Egito um novo rei, que não conhecia José. Ele disse à sua gente: "Eis que o povo dos filhos de Israel tornou-se mais numeroso e mais poderoso do que nós. Vinde, tomemos sábias medidas para impedir que ele cresça; pois do contrário, em caso de guerra, aumentará o número dos nossos adversários e combaterá contra nós, para depois sair do país." Portanto, impuseram a Israel inspetores de obra para torna-lhes dura a vida com os trabalhos que lhe exigiam. Foi assim que ele construiu para o faraó as cidades armazéns de Pitora e de Ramsés. Mas, quanto mais os oprimiam, tanto mais se multiplicavam e cresciam; e os egípcios obrigavam os filhos de Israel ao trabalho, e tornavam-lhes amarga a vida com duros trabalhos: a preparação da argila, a fabricação de tijolos, vários trabalhos nos campos, e toda espécie de trabalhos aos quais os obrigavam." (Ex 1.8-14)

🦋Isso descreve o estado psicológico do indivíduo que está para ser atingida pelo imperativo da individuação. O Egito sob o faraó representa certo estágio de desenvolvimento psicológico no qual o ego, em identificação com a função superior, está centrado no princípio de poder e controle obstinado. Os israelitas significam o "outro", um ponto de vista novo e diferente que emerge do inconsciente e que requer atenção. Esse novo fato, aliado com a função inferior, está se multiplicando num modo que ameaça o status quo. Por esse motivo são instituídas medidas repressivas: todas as crianças recém-nascidas de sexo masculino devem ser mortas. Esse ato de repressão contra o conteúdo inconsciente que emerge provoca reação do inconsciente: o nascimento do herói.


🦋O herói é figura situada a meio caminho entre o ego e o si-mesmo. Ele pode talvez ser mais bem definido como personificação do impulso para a individuação. A estória do nascimento de Moisés segue rigorosamente o modelo característico do mito do nascimento do herói. Os aspectos principais desse mito são:


1) o nascimento ocorre em circunstâncias adversas;
2) as autoridades procuram mata-lo;
3) o recém-nascido é exposto ou abandonado, frequentemente na água;
4) ele é salvo em geral por pessoas humildes.


🦋Todos esses aspectos se aplicam ao mito do nascimento de Moisés e se referem psicologicamente às vicissitudes que cercam o nascimento do impulso para a individuação. A autoridade estabelecida (interna e externa) sempre se opõe. O indivíduo fica então exposto à experiência de exílio ou alienação e recebe auxílio apenas dos aspectos "humildes" da psique que estão abertos à dimensão transpessoal.


🌹Edward F. Edinger - "Bíblia e Psique - simbolismo da individuação no Antigo Testamento"___✍